terça-feira, 29 de novembro de 2011

NAVEGAÇÃO A DERIVA

Navegação a deriva,nos trás a atenção que ganha quem se permite algum vagar quando enfrenta o que é novo.Navegar sem rumo talvez seja uma boa forma de descobrir e inventar rumos possíveis além dos previsíveis.
Todos nós deveríamos experimentar,permitindo algum tempo de navegação sem rumo para ver aonde vai dar.

Unidade 3-Aula 1

Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos?
Ouço suas idéias,dúvidas,curiosidades?
Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo?
De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?

Sim,minha prática pedagógica  sempre foi baseada no diálogo,pois considero  isso um passo importantíssimo para  se obter  êxito no trabalho.As crianças  trazem uma bagagem muito grande e na maioria das vezes riquíssima,pois hoje em dia com o fácil acesso a tantas tecnologias,elas estão antenadas com o mundo.
A interação entre professor e aluno é uma estratégia  muito importante para se estabelecer um ambiente de livre expressão favorecendo o diálogo na sala de aula,é claro que devemos saber selecionar ,fazendo como se fosse uma reciclagem de idéias,aproveitando o que eles trazem de bom e sem que eles percebam deixando de lado o que não se puder tirar proveito para o ambiente escolar.
Precisamos sim incorporar a tecnologia no nosso cotidiano escolar,conhecendo-a e,conscientemente,optar pelo seu uso e suas abordagens,já que é impossível ignorá-la ou omitir-se.São muitas as contribuições da tecnologia tanto para os alunos como para nós professores,pois ela nos dá suporte a diversas atividades,assim podemos explorar esse espaço e elaborar estratégias para utilizá-la de maneira muito proveitosa,apoiando a localização de informações,a interação dos sujeitos e a construção coletiva do conhecimento.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dia de aula diferente

   Hoje foi um dia de trabalho atípico,totalmente diferente,pois hoje foi o dia tão falado e esperado,"dia da provinha Brasil".
    Então,depois de organizar e preparar a sala e os alunos para tal evento,me dirigi a sala do colega para substituí-lo, enquanto o mesmo ficaria dando apoio ao professor aplicador da prova na minha turma.
    No período da  manhã,a professora Mariléia foi quem auxiliou a professora Luci no minha turma do 5° ano "A",enquanto isso eu trabalhava na sua turma de 4° ano os conteúdos preparados por ela e ao mesmo tempo precisei responder a um questionário de 152 questões.                                                                                 
    No período da tarde,foi quase o mesmo ritual,apenas trocou o professor aplicador,que desta vez foi a professora Alci e o professor que a auxiliou foi o professor Isaias na minha turma do 5° ano "D" e eu durante esse tempo apliquei a aula deixada por ele na sssua turma de 3° ano.Depois desse dia exaustivo só espero que os alunos tenham conseguido um bom resultado.